Dia Mundial da Fotografia: Curiosidades

Hoje, são produzidas mais fotos a cada dois minutos do que todas as imagens que foram feitas durante todo o século XIX. Isso mostra como a fotografia evoluiu rapidamente nos últimos 183 anos, desde a invenção do daguerrótipo em 19 de agosto de 1837, data que celebra o Dia Mundial da Fotografia.

Quando a fotografia foi inventada?

Desde a invenção de Louis Daguerre, que iniciou o processo de uso da luz para gerar imagens, até a fotografia digital, muita coisa mudou. Com as câmeras de telefones celulares, é possível fotografar o tempo inteiro, gerando um volume enorme de clicks.

Só para ter uma ideia dessa revolução, em 1990 foram tiradas 57 bilhões de fotos – todas analógicas. Em 2000, 86 bilhões de imagens foram registradas, sendo 99% analógicas. Já em 2011, o número saltou para quase 400 bilhões – e só 1% era analógica.

Benefício da fotografia para crianças

Já que fotografar já faz parte do cotidiano, porque não aproveitar essa linguagem para propor atividades para as crianças? Além de ser uma ferramenta que desperta a criatividade, a fotografia pode trazer diversos benefícios para o desenvolvimento.

Curiosidades

1- Quem inventou a primeira câmera digital?

A criação da primeira câmera digital foi obra de Steve Sasson, em 1975, no laboratório da Kodak. Como cada foto levava 23 segundos pra formar a imagem e foi considerada uma revolução para a época.

2- O que significa fotografia?
A palavra grega é formada a partir da junção de dois elementos: phos ou photo, que significa “luz”, egrapheinque quer dizer “marcar”, “desenhar” ou “registrar”.

Fotografia é uma palavra que significa “desenhar com luz e contraste” ou simplesmente “escrever com a luz”.

3 – Qual a maior câmera do mundo?
A maior câmera fotográfica do mundo foi construída em 1900, nos Estados Unidos. Foi batizada de Mammoth Camera (câmera mamute), inventada por George Raymond Lawrence, construída por J. A. Anderson. Na época custava 5.000 dólares, pesava 640 kg e precisava de 15 homens para mover e operá-la. O intuito dela era fotografar em grande plano o comboio estrela da Chigago & Alton Railway.

Maior câmera do mundo

4- Como foi a primeira foto colorida?
Produzida em 1861 por James Maxwell e seu assistente Thomas Sutton, ele utilizou filtros de diferentes cores (vermelho, verde e azul) nas fotos em preto e branco, e após isso utilizou lâmpadas das mesmas cores para projetar os resultados numa tela, dando origem à primeira fotografia colorida.

James Maxwell.

O que torna a fotografia – e a própria máquina fotográfica – tão fantásticas é que elas não somente nos permitem clicar momentos para recordar – principalmente os em família -, mas também registrar fatos históricos, expressar emoções, criar arte, documentar realidades diferentes, celebrar memórias e histórias.

É por isso que a fotografia é sinônimo de amor.

Que tal aproveitar o dia Mundial da Fotografia para fazer fotos lindas com suas crianças? Faça e mande para a gente, que divulgaremos aqui no blog.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *