Visita Especial: Sagui

Essa semana tivemos uma visita especial em nosso colégio: um sagui.

Mas vocês sabem o que é um Sagui?

sagui pertence ao gênero Callithrix que é composto por 6 espécies presentes no Brasil, são pequenos primatas arborícolas encontrados na região central e oriental, algumas espécies foram introduzidas em diferentes regiões do país nos últimos anos.

O sagui-leãozinho é o menor macaco que existe, medindo por volta de 14 centímetros, sem contar a cauda, que é um pouco mais longa que o corpo. Adultos dessa espécie pesam somente cerca de 90 gramas. O sagui-de-tufo-branco pesa aproximadamente 400 gramas e tem entre 15 e 25 centímetros de comprimento. A cauda varia entre 25 e 40 centímetros. Esse animal tem pelo denso e macio de cor marrom e branca. Ele apresenta tufos de pelo branco junto às orelhas e anéis pretos e brancos na cauda. Outros tipos de sagui variam na cor e na quantidade de pelos junto às orelhas.

Saguis raramente andam eretos, preferindo apoiar-se nas quatro patas. Eles passam a maior parte do tempo no topo das árvores, onde conseguem se movimentar com muita agilidade. Ao contrário de outros primatas, saguis não possuem unhas achatadas, e sim garras afiadas em todos os dedos, exceto nos polegares dos pés. As garras os ajudam a correr ao longo dos galhos. A cauda desses animais é não preênsil, ou seja, eles não a usam para dependurar-se dos galhos das árvores.

Os saguis foram bem recebidos pelas crianças e nossos professores. Aqui no Colégio 24 de Março é assim, todo mundo se sente em casa.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *