19/09 – Dia Nacional do Teatro

O Colégio 24 de Março parabeniza todos os profissionais do teatro, que trazem alegria, prazer e muita arte para nossas vidas.

São milhares de teatros espalhados pelo país que atraem incontáveis turistas a fim de viajar pelo mundo dos sonhos e da fantasia, protagonizados pela cultura brasileira.

Conheça os principais teatros do pais.

1. Theatro Municipal de São Paulo (São Paulo, SP)
Quando falamos de teatros relevantes do ponto de vista histórico, é impossível não mencionar o Theatro Municipal da capital do estado de São Paulo. Essa construção centenária foi palco de diversos momentos importantíssimos da história brasileira, como é o caso da Semana de Arte Moderna (1922).

A construção tem capacidade para mais de 1500 pessoas e é um dos cartões-postais mais conhecidos da cidade. Hoje, conta com diversos corpos artísticos e projetos de formação, que envolvem a dança, o canto lírico, as artes dramáticas e a orquestra sinfônica do município.

 

2. Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ)
Localizado na Cinelândia e inaugurado em 1909, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro é considerado um dos edifícios mais bonitos do país. Sua construção foi feita por conta do clamor popular, que necessitava de um endereço para abrigar as diversas manifestações culturais que aconteciam na cidade.

Atualmente, o teatro tem capacidade para mais de 2300 pessoas e abriga, além de apresentações de canto, música e dramaturgia, obras de arte de artistas importantes na data de sua construção. Por conta disso, esse local é considerado como um museu artístico.

3. Teatro Amazonas (Manaus, AM)
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Teatro Amazonas é um dos mais importantes representantes da região norte do país. Foi inaugurado no ano de 1896 e hoje é referência de cultura e elegância na cidade de Manaus.

Atualmente, o teatro abriga apresentações de canto lírico, corais, orquestras e até mesmo grupos de dança, além das famosas peças de teatro que costumam encantar a população nativa e os turistas que visitam o município.

4. Theatro da Paz (Belém, PA)
Um dos mais antigos teatros brasileiros (sua inauguração ocorreu em 1878), o Theatro da Paz tem esse nome como uma homenagem ao fim da Guerra do Paraguai, que durou cerca de 6 anos e foi o maior conflito armado da história da América do Sul.

Com estilo predominantemente neoclássico, esse teatro foi construído durante o auge do ciclo da borracha e está ligado diretamente à Praça da República. O edifício recebe apresentações líricas, de dança e teatrais, fazendo dele um dos principais polos culturais do nordeste do Brasil.

5. Teatro de Santa Isabel (Recife, PE)
Também localizado na Praça da República, mas desta vez na cidade de Recife, o Teatro de Santa Isabel é outro representante do estilo neoclássico entre os teatros brasileiros. Seu nome foi dado em homenagem à princesa Isabel e, por isso, a família real foi uma das mais ilustres visitantes do local.

Após passar por diversas reformas (a última delas no ano 2000) visando sua preservação e melhoria da infraestrutura, o teatro abriga apresentações diversas, que envolvem concertos da orquestra sinfônica e espetáculos teatrais. Além disso, todos os domingos são feitas visitas guiadas para que a população possa conhecer mais sobre a sua história.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *