Primavera

Dia 22 de Setembro entramos na estação mais florida do ano: a Primavera.

A primavera é considerada a estação mais linda do ano, pois se deve ao fato de que nela ocorre a floração de diversas espécies de plantas. As paisagens enchem-se de cores, deixando ruas, campos, parques e jardins com o aspecto alegre e vívido.

A primavera sucede o inverno e antecede o verão.

Características da Primavera

Devido à inclinação da Terra em relação ao seu plano orbital, os raios solares incidem distintamente nos dois hemisférios. Assim, em um dado momento, um hemisfério estará mais iluminado do que o outro e, portanto, as estações do ano não ocorrerão simultaneamente nos dois lados.

A primavera é considerada a estação do ano mais agradável para alguns, devido a suas temperaturas amenas e ao aumento da umidade do ar que lhe são característicos. A floração, ou desabrochamento das flores, modifica a paisagem, tornando-a mais alegre e contemplativa.

Os animais também apresentam comportamentos específicos nessa estação. Muitos tendem a sair do seu período de hibernação. Há mudança também no comportamento de animais polinizadores, como os beija-flores e as abelhas. Devido ao florescimento de algumas espécies, esses animais aumentam a sua atividade, interferindo significativamente no ciclo reprodutivo dos vegetais.

Estação das flores
Muitas flores desabrocham no período da primavera. Isso se deve a um conjunto de fatores, como o aumento gradativo das temperaturas (visto que a primavera representa uma transição entre o inverno e o verão), e ao o regime de chuvas, que se intensifica nesse período. Algumas espécies destacam-se nessa estação, por exemplo:

Girassóis

Hortênsias

Hibisco

Violeta

Dama-da-noite

Jasmim-estrela

Rosas

Orquídeas

Tulipas

fonte: InfoEscola

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *