Oscar Heterônimos 2021
A noite estava propícia para um Oscar.
Heterônimos é um projeto de conclusão do Terceiro do Médio elaborado pela nossa querida e amada professora Vanessa Paviani.
Depois de 14 anos de projeto, passando por entrega de premiação pandêmica on-line, chegamos a essa versão Oscar, ainda com público reduzido e com protocolo de segurança, mas com entrega de troféus em mãos e rumando para um próximo ano de apresentação com público em 2022.
São 562 alunos participantes e, portanto 562 heterônimos elaborados e vivenciados por esses alunos que recriam a sua maneira o fenômeno da heteronímia de Fernando Pessoa, um dos mais geniais poetas da Língua Portuguesa.
De 2008 a 2021, o Projeto Heterônimos passou por muitas mudanças – painéis espalhados pelo pátio do Colégio 24 de Março; noite de autógrafos; estandes na quadra; teatro no salão da Mesquita; pipoca e filme no telão, teatro na quadra, no prédio da enfermagem, no pátio; Apresentação via meet e you tube, para chegarmos finalmente a 2021, começar a recuperar os passos de uma possível normalidade, com apresentações individuais remotas e presenciais.
É muita coisa! Muita produção! Mas independente do formato desse Projeto, o destaque sempre foi o processo de criação e a autonomia dos alunos de Terceiro Ano.
Para uns, o marco da despedida do Ensino Médio e para outros, o pontapé inicial da “vida fora dos muros do 24”.
“Quem brilha aqui, sempre, são os Terceiros Anos”, relatou a professora Vanessa em uma de suas falas em nossa noite tão honrosa.
A premiação dessa noite foi dividida em 4 categorias:
- Melhor história contada;
- Melhor apresentação ou vídeo;
- Melhor figurino;
- revelação.
As três primeiras categorias foram escolhidas pelos alunos de cada sala e pelos professores.
A primeira categoria perguntava qual a melhor história contada em sua sala. Os indicados do 3A foram:
- Giovanna Brocchini;
- Matheus Brito;
- Nataly.
Do 3B:
- Arthur;
- Kauan;
- Luiz.
Os prêmios foram para: Giovanna Brocchini e Arthur Barbosa, respectivamente.
A segunda categoria perguntava qual a melhor apresentação ou vídeo de sua sala.
Este ano, os alunos puderam optar por fazer a apresentação individual presencialmente ou gravar um vídeo com a biografia de seu heterônimo. E os indicados do 3A foram:
- Grazi;
- Lucca;
- Pedro.
Do 3B:
- Fabi;
- Luiz;
- Vinícius.
Os escolhidos foram Lucca Manzani e Vinicius Olímpio.
A terceira categoria perguntava qual o melhor figurino de sua sala. Os indicados do 3A foram:
- Grazi;
- Letícia;
- Denise.
Do 3B:
- Lara;
- Vinícius;
- Fabi.
Os escolhidos foram: Denise Costa e Lara Pimenta.
A última categoria da noite foi a Revelação do ano no 3A e no 3B.
Essa categoria envolve o processo de criação do heterônimo, composição do trabalho escrito e apresentação individual.
Os concorrentes a Revelação 2021 do 3A e do 3B são:
- Michael;
- Mateus Vinci;
- Larissa;
- Luiz.
A revelação do 3A foi uma quebra de paradigma.
“Enquanto todos esperavam uma história da ditadura militar contada pelo militar, você, Vinci, apresentou o outro lado da moeda, você foi o revolucionário e não o militar como todos esperavam. Além disso, você fez uma curadoria incrível das músicas e imagens da época. Esse prêmio é seu e com mérito. Parabéns, Vinci!” relatou a Professora Vanessa.
“A revelação do 3B foi uma história simplória. A história de seu caminhoneiro, Luiz, fez com que nós viajássemos com ele. O mais incrível de sua história foi a trama que você elaborou, a complexidade das histórias secundárias que que integravam a história principal. Você teve o cuidado de dar um desfecho para cada uma delas. Além da simplicidade de sua apresentação, completamente coerente com o contexto escolhido por você. Parabéns, esse prêmio é todo seu, Luiz!” prosseguiu Vanessa.
Dignos de aplausos, os alunos dos terceiros anos deram um show a parte nos Heterônimos de 2021.