Produção de um barômetro

O barômetro é um aparelho inventado pelo físico Torricelli. O barômetro é mais utilizado para medidas de pressão atmosférica. Sabemos que essas medidas têm muita importância, pois estão diretamente relacionadas com a obtenção das previsões meteorológicas. Fazendo uso desse instrumento, o físico Torricelli conseguiu obter, através de experimentos, o valor de 76 cmHg para a pressão atmosférica ao nível do mar.

A medida da pressão atmosférica medida por Torricelli

Ele utilizou um tubo de vidro de comprimento de um metro. Esse tubo era fechado em uma de suas extremidades, então Torricelli colocou mercúrio em seu interior. Tampando a extremidade aberta, ele mergulhou o tubo em uma vasilha contendo mercúrio. Ao destampar a extremidade aberta, ele verificou que a coluna líquida havia descido. Medindo o comprimento da coluna líquida, ele verificou que a altura era de 76 cm acima do nível do mercúrio contido na vasilha.

Após realizar o experimento, ele pôde então concluir que a pressão atmosférica que estava atuando na superfície do líquido contido na vasilha estava equilibrando a coluna de mercúrio. Dessa forma, foi possível afirmar que o valor da pressão atmosférica é equivalente à pressão exercida por uma coluna de mercúrio de 76 cm de altura.

 

Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/manometro-barometro.htm

Aqui no 24, os alunos do 8° fizeram a produção de um barômetro.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *