Novo Ensino Médio

Por meio de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC), definida pelo MEC, foi elaborada uma nova matriz de competências e habilidades para os alunos do Ensino Médio.

Na BNCC, as aprendizagens são expressas sob a forma de competências. As competências representam a capacidade dos estudantes de mobilizar, articular e integrar conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, ou seja, a base indica o que os alunos devem saber sobretudo o que devem saber fazer com o que aprenderam.

A base traz um conjunto de competências gerais e outro de competências especificas para cada área do conhecimento. Para cada uma das competências das áreas, há várias habilidades a serem desenvolvidas.

A BNCC organiza as aprendizagens do Ensino Médio em 4 áreas do conhecimento, estimulando assim a interdisciplinaridade.

Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias – português, inglês, Literatura, Arte, Educação Física

Ciências da Natureza e suas tecnologias – biologia, química

Matemática e suas Tecnologias – Física, matemática

Ciências humanas e suas tecnologias – Geografia, História

 

Como vai funcionar?

No novo Ensino Médio, os conteúdos chaves das disciplinas que hoje compõe o currículo, deverão continuar a ser desenvolvidos, o que muda é a forma de trabalhar a aprendizagem e de distribuição ao longo dos anos, para que assuma um caráter mais integrador e interdisciplinar.

Na prática, as mudanças foram pensadas para proporcionar aos jovens, uma educação que converse com a realidade atual e com os caminhos individuais que cada um seguirá em seu futuro.

 

O que o Colégio 24 de Marco vai oferecer?

O Colégio 24 oferecerá as matérias da BNCC, que contará com 600h/aula em cada ano de ensino.

  • Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias

Português, Inglês, Literatura, Arte, Educação Física

  • Ciências da Natureza e suas tecnologias

Biologia, Química

  • Matemática e suas Tecnologias

Física, matemática

  • Ciências humanas e suas tecnologias

Geografia, História

 

O Colégio 24 de Março passa a disponibilizar matérias eletivas e projetos especiais que prepara os alunos para o futuro profissional e os desafios do mundo de hoje. Além de uma série de projetos com temais atuais e multidisciplinares que despertam ainda mais o prazer de aprender. Totalizando, aos 3 anos, 400h/aula.

  • Matérias Eletivas

Empreendedorismo, Projeto de vida, Educação Digital

  • Projetos

Hackeando problemas, Wakanda Forever, Viagens Intergalácticas, Lute com palavras, Money.com, Som da Superação, Efeito Subliminar, Design da Preservação

 

Os estudantes poderão escolher 2 itinerários formativos e mais 4 projetos especiais a cada ano.

Os itinerários formativos deverão cumprir 4 objetivos:

1 – Aprofundar e ampliar as aprendizagens relacionadas as competências gerais da educação básica, as áreas do conhecimento e/ou a formação técnica e profissional

2 – Consolidar a formação integral dos estudantes desenvolvendo autonomia necessária para que eles realizem seus projetos de vida

3 – Promover a incorporação de valores universais como: ética, liberdade, democracia, justiça social, pluralidade, solidariedade e sustentabilidade.

4 – Visam desenvolver habilidades que permitam aos estudantes ter uma visão de mundo ampla e heterogênea. Tomar decisões e agir nas mais diversas situações na escola, no trabalho e na vida.

O Novo Ensino Médio estimula a criação de módulos, núcleos de estudos, observatórios, clubes, oficinas e projetos.

O Novo Ensino Médio foi pensado para o estudante ter mais poder de escolha e possa escolher com mais maturidade e segurança.

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *